Jean Louis Lebris de Kerouac, carinhosamente chamado de pequeno Jean.Nasceu em Massachusettes em 12.03.1922 e, até os seis anos só falava o Joual (dialeto franco canadense).
Tímido e introspectivo, mas com sensibilidade para escrever muito além do que seus olhos avistavam nas estradas da América. Estreou na literatura com a novela escrita de forma convencional em 1950 com The Town and the City.No entanto, as inovações apareceram com o “ romance em movimento” m On the Road no Brasil mais conhecido como:Pé na Estrada, que só ganhou notoriedade quando um jornalista freelance, do The New York Times o resenhou em 10.09.1957, dez anos depois de Jack ter escrito a bíblia Beat.
O estilo Keroauc - a linguagem espontânea: exalta o descontentamento de sua geração o romantismo, a natureza, o uso de drogas.Entre os ganchos de suas divagações “in the road” Jack acreditava em uma vida livre dos condicionamentos sociais da classe média. Para Jack, beat significava beatitude-” Sou um estranho solitário” dizia ele. Católico, louco e místico. – Não conheço nenhum hippie..”
Morreu em outubro de 1969, depois de anos sentado no sofá vendo programas de auditório na tv da casa de sua mãe, com quem morou por toda a vida.Foi enterrado no cemitério católico de Lowell, Massachusettes, e como legado deixou mais de 20 livros em seus movimentados 47 anos de vida.
Comentários